O governador Carlos Brandão divulgou nesta sexta-feira (26) um balanço das ações de 2025, com ênfase no equilíbrio das contas públicas e indicadores econômicos positivos. Neste ano, o Maranhão alcançou a segunda melhor posição do país em solidez fiscal, registrou quase 700 mil empregos formais e obteve o maior aumento de renda média per capita do Brasil. Ações nas mais diversas áreas também foram elencadas pelo chefe do Executivo maranhense.
Na infraestrutura, Brandão citou obras como a Avenida Metropolitana, a Nova Litorânea, a requalificação da MA-014, estradas regionais e a entrega de pontes, além de investimentos contínuos em mobilidade urbana. Na segurança pública, Brandão afirmou que houve redução de homicídios e queda no feminicídio, com a ampliação da Patrulha Maria da Penha, reforço do efetivo policial, mais viaturas, inteligência e a construção e requalificação de delegacias e batalhões, além da previsão de novo concurso.
Na educação, ressaltou programas como o Tô Conectado, com tablets para estudantes e Chromebooks para professores, reajustes salariais acima da média nacional, transporte escolar com cartão mensal, alimentação ampliada e investimentos na UEMA e UEMASUL, incluindo novos campi, nomeações históricas de docentes, bolsas e políticas de acesso para estudantes da rede pública.
Nas áreas social e da saúde, o governador citou a ampliação da hemodiálise, avanços em transplantes, entrega do hospital de alta complexidade da Região Tocantina, do Centro de Radioterapia em São Luís e a distribuição de 280 ambulâncias. Brandão ressaltou ainda programas de combate à pobreza, como o Maranhão Livre da Fome, a expansão dos restaurantes populares, ações de regularização fundiária, benefícios como CNH Social e isenção de IPVA para motocicletas, além de investimentos em cultura, com grandes eventos, e a agenda municipalista de diálogo com prefeitos. Ao final, o governador afirmou que a meta é fazer os resultados chegarem a cada família maranhense.
www.marcoaurelionatv.com.br


