Cientistas alertam para chegada de tempestade solar à Terra

Apesar da previsão indicar que os efeitos serão de fraca intensidade, especialistas apontam que fenômenos desse tipo podem provocar interferências em sinais de rádio, sistemas de navegação e até em redes elétricas

2 min de leitura

Author picture
Author picture


Erupções solares (Reprodução/NASA)

Uma série de explosões solares registradas em poucos dias colocou cientistas em alerta para a chegada de tempestades solares à Terra. Os fenômenos devem atingir o planeta entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6). Apesar de a previsão indicar baixa intensidade, especialistas reforçam que esse tipo de evento espacial pode provocar alguns efeitos perceptíveis.

Segundo monitoramentos da NASA, mesmo tempestades solares classificadas como fracas têm potencial para interferir em tecnologias que dependem de sinais eletromagnéticos. Entre os possíveis impactos, a NASA faz alerta sobre as oscilações em comunicações por rádio, sistemas de navegação e até em redes de energia. Missões espaciais tripuladas também podem enfrentar desafios de comunicação durante períodos de maior atividade solar.

Erupções de classe X chamam atenção de cientistas

As recentes erupções ocorreram na superfície do Sol e liberaram energia e partículas em direção ao espaço. Quando esse material interage com o campo magnético da Terra, pode gerar tempestades geomagnéticas. Por outro lado, o fenômeno também aumenta a probabilidade de auroras boreais, que costumam iluminar o céu em regiões próximas aos polos e atraem a atenção de observadores e pesquisadores.

Monitoramentos recentes apontam uma intensa atividade solar responsável por enviar partículas energéticas em direção à Terra. Informações divulgadas pela CNN Brasil indicam que a NASA registrou ao menos cinco erupções de classe X, categoria mais forte na escala de explosões solares, em uma área ativa do Sol identificada como AR 4366.

Dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) mostram que uma dessas explosões, classificada como X8.1, liberou grande quantidade de plasma e radiação no espaço. Esse material solar é o principal responsável pelas tempestades geomagnéticas previstas para atingir o planeta nos próximos dias.

Tempestades solares

De acordo com o portal Brasil Escola, as tempestades solares acontecem devido a erupções e ventos emitidos na superfície do Sol, além da ejeção de massa da coroa solar. Esses fenômenos são comuns, mas sua intensidade tende a aumentar durante os períodos de maior atividade solar, conhecidos como máximos solares.

“Tempestade solar é um fenômeno decorrente da emissão intensa de partículas carregadas e radiação eletromagnética da superfície do Sol. As partículas e a radiação provocam perturbações no campo magnético do planeta Terra”.

Leia mais no : www.marcoaurelionatv.com.br

EM ALTA

Comentários

1 Visualizando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias

SOBRE MARCO AURELIO

Política de privacidade

TERMOS DE USO

Não vá ainda!

Veja o que está em detaque

Quer saber o que mais está acontecendo?