Jovem zagueiro que falhou diante do Fluminense contou com apoio de companheiros e do técnico Filipe Luís após derrota no Maracanã
João Victor falhou em derrota do Flamengo para o Fluminense — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
João Victor acabou sendo um dos personagens centrais da derrota do Flamengo para o Fluminense, por 2 a 1, pelo Brasileirão, por conta das falhas no primeiro tempo. O zagueiro de 18 anos foi substituído no intervalo após receber vaias da torcida, principalmente por ter sido um dos responsáveis pelo segundo gol tricolor. No lance, o jovem recuou mal para Rossi, que ainda entregou a bola nos pés de Kevin Serna.
Após o jogo, porém, o camisa 61 recebeu o voto de confiança dos companheiros e do treinador Filipe Luís. Danilo, que atuou na data Fifa com a seleção brasileira mas foi acionado justamente no lugar de João Victor no segundo tempo, garantiu que ele foi acolhido pelo grupo após a partida. Além do mais, disse que as falhas fazem parte do crescimento do atleta.
— Esse é um tipo de situação que só o João (Victor) pode passar. Só ele pode sair disso para melhor, com trabalho, dedicação e empenho. Cabe a nós acolher como sempre, é um garoto super especial, humilde, que trabalha muito, se dedica. Mas faz parte da trajetória. Tenho 34 anos, já vivi bastante coisa no futebol, fui vaiado algumas vezes. Faz parte do crescimento. Obviamente, em um momento desse, pesa muito, porque são pontos importantes. Mas ele está acolhido por todos nós. É um jogador de grupo. Quando falha, é uma falha coletiva. E a gente não está aqui para crucificar ninguém. Segue abraçado — disse Danilo na zona mista do Maracanã.
Autor do gol rubro-negro, já no final da segunda etapa, Jorginho disse achar “uma pena” que João Victor tenha sido vaiado, e reiterou o discurso de elogios e apoio:
— Isso faz parte do futebol. Você está exposto a todo tipo de crítica, de coisa que pode acontecer. Todo jogador de futebol já foi vaiado, ou vai ser — comentou Jorginho. — Uma pena que ele tenha sido vaiado, mas acontece. É um jogador jovem com muito potencial, e a gente acredita muito no futebol dele. Tem que ficar tranquilo. Tem a gente do lado e, com certeza, vai continuar trabalhando e crescendo, vai aprender com os erros dele. É um menino inteligente e vai só continuar melhorando.
Na coletiva, Filipe Luís também preferiu não tecer críticas ao jogador, e disse confiar em quem entra em campo. O treinador ainda justificou o fato de não dar muitas oportunidades aos jovens defensores, por conta dos momentos de Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo. Porém, a ausência dos dois últimos fez com que João Victor fosse exigido ontem e na goleada sobre o Sport, no sábado, quando também foi contestado.
— Quando a torcida pede aos meninos da base, eu também quero colocar, mas eu vejo a diferença de nível que existe. Os meninos que estão começando vão errar, é normal. Chegou um momento que vamos precisar dele, e eu não tenho medo de colocar. — disse Filipe. — Infelizmente, (o João Victor) não fez um bom jogo. Eu tenho confiança, já vi ele performar, sei o nível que pode dar, mas realmente era um jogo muito difícil. Pensei em várias outras opções, mas não existiam, com os jogadores que estavam à disposição. Era, na minha opinião, a melhor opção. Infelizmente, ele teve um jogo abaixo. Todos tivemos um primeiro tempo muito abaixo, que custou depois entrar no jogo.
O Flamengo perdeu a chance de abrir vantagem na liderança do Brasileirão, já que o Palmeiras empatou na rodada com o Vitória. O rubro-negro segue na frente mas agra com vantagem de apenas dois pontos (71 a 69). No próximo sábado, às 21h30, a equipe recebe o Bragantino, no Maracanã.
www.marcoaurelionatv.com.br


