Ministério da Saúde alerta que mais de 60% da população brasileira está acima do peso

O órgão mostrou que o excesso de peso em adultos aumentou de 42,6% em 2006, para 62,6% em 2024

2 min de leitura

Author picture
Author picture

Mulher com sobrepeso subindo na balança (Reprodução joaohenriquefelicio.com.br)

Cerca de 25% da população brasileira se enquadra na condição de obesidade, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, mais de 60% está na tentativa de controlar o peso e se encontra acima do esperado. Os dados são do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2024 e foram divulgados na última quarta-feira (28/1).

O Ministério da Saúde mostrou que o excesso de peso em adultos aumentou de 42,6% em 2006, para 62,6% em 2024. Os dados também apontam que a obesidade também cresceu no país, passando de 11,8% para 25,7% em 18 anos.

Apesar dos números negativos, houve um aumento na prática de atividade física pelos brasileiros – de forma moderada, ao menos 150 minutos semanais – no tempo desse período.

A pesquisa investigou a condição de diabetes em adultos, que chegou a 12,9% em 2024. “Esse resultado tem a ver com mais diagnósticos sendo feitos […] mas também acende um alerta para a gente prevenir e cuidar da população com diabetes”, declarou Letícia Cardoso, diretora do Departamento de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Segundo indicado pelo o Vigitel [Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico], o brasileiro tem tentado se alimentar melhor. O consumo regular de frutas e verduras manteve-se estável em 2024.

Além disso, a pesquisa apresenta uma boa notícia: o brasileiro reduziu o consumo regular de refrigerantes. A porcentagem chegava a 30,9% em 2007 e diminuiu para 16,2% em 2024.

WWW.MARCOAURELIONATV.COM.BR

EM ALTA

Comentários

1 Visualizando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias

SOBRE MARCO AURELIO

Política de privacidade

TERMOS DE USO

Não vá ainda!

Veja o que está em detaque

Quer saber o que mais está acontecendo?