Decisão entre Palmeiras e Flamengo encaminha mais uma vaga direta e amplia disputa por classificação à competição continental via Série A
Taça Libertadores (Divulgação)
A confirmação de uma final brasileira na Libertadores entre Palmeiras e Flamengo repercutiu além dos clubes envolvidos. A disputa nacional pelo título continental encaminhou a ampliação do número de vagas para a próxima edição do torneio via Campeonato Brasileiro, beneficiando as equipes que lutam na parte de cima da tabela da Série A.
Com os dois finalistas ocupando as duas primeiras posições do Brasileirão — o Palmeiras na liderança e o Flamengo logo atrás — o cenário atual indica que o campeonato nacional passará a oferecer uma vaga direta adicional à fase de grupos. Assim, o tradicional G-4 se transforma em G-5, enquanto a zona de classificação para a fase preliminar da Libertadores se amplia de G-6 para G-7.

No momento, a classificação da Série A apresenta Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Mirassol nas quatro primeiras colocações. Logo em seguida, Bahia, Fluminense e Botafogo aparecem atentos à abertura da quinta vaga direta. Vasco e São Paulo, apesar de mais distantes, ainda permanecem na disputa. O Bahia, atualmente em quinto lugar, é um dos principais beneficiados pelo cenário, pois passa a depender apenas da própria campanha para alcançar uma vaga direta.

Segundo a tabela, a manutenção desse quadro é bastante provável. A nova vaga só deixaria de existir caso o campeão da Libertadores encerrasse o Brasileirão fora do G-4, possibilidade remota diante da vantagem construída pelos finalistas. O Palmeiras tem 13 pontos de frente para o Bahia, enquanto o Flamengo possui 12 pontos de vantagem sobre o time baiano. O fim do G-7 é ainda mais improvável, o Palmeiras soma 15 pontos a mais que o Botafogo, primeiro clube fora da atual área de classificação para a Libertadores, e o Flamengo tem 14 pontos de folga sobre o rival carioca.
A disputa ainda pode ganhar um novo capítulo. Caso o campeão da Copa do Brasil (competição com Cruzeiro e Fluminense entre os postulantes e Vasco, 8º colocado, também na disputa) esteja posicionado entre os líderes do Brasileirão, uma vaga adicional também poderá ser aberta, formando um possível G-8 na reta final da temporada.


