O nome sorteado foi do ministro André Mendonça, que passa a ser o responsável pelos processos envolvendo o Banco Master no STF.
Tudo ocorre pelo fato do Banco Master ter sido liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2025, após descobrir grave crise de liquidez e irregularidades financeiras que violavam normas do Sistema Financeiro Nacional. O fato acabou gerando a Operação Compliance Zero da Polícia Federal, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos e outras fraudes financeiras pela instituição.
O ministro André Mendonça é um dos poucos no STF que não foi indicado por um presidente do Brasil filiado ao Partido dos Trabalhadores. Mendonça, que substituiu o ministro Marco Aurélio Mello, foi indicado em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
André Mendonça deve, nas próximas semanas, tomar pé do material já produzido e definir os rumos imediatos do inquérito. Uma das primeiras decisões é sobre o foro do caso. Caberá ao novo relator avaliar se há elementos que justifiquem a permanência da investigação no STF ou se parte, ou a totalidade, das apurações deve ser remetida à primeira instância.
É aguardar e conferir, mas com a mudança da relatoria devemos ter novos rumos no caso do Banco Master.
www.marcoaurelionatv.com.br


