Primeira pesquisa de 2026 aponta equilíbrio na disputa pelo Governo do Maranhão

Levantamento do Instituto Enométrica, contratado pelo Portal Imirante, mostra um cenário de equilíbrio na corrida pelo Governo do Maranhão em 2026. O secretário Orleans Brandão (MDB) e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), aparecem em empate técnico na pesquisa, que também avaliou cenários de segundo turno, expectativa de vitória e rejeição dos pré-candidatos.

2 min de leitura

Author picture
Author picture

A primeira pesquisa eleitoral de 2026 sobre a sucessão estadual no Maranhão aponta um cenário de equilíbrio na disputa pelo Governo do Estado. O levantamento foi realizado pelo Instituto Enométrica, contratado pelo Portal Imirante, e divulgado nesta quarta-feira (21).

De acordo com a pesquisa, registrada no MA-08591/2026, o secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), aparece numericamente à frente com 33,9% das intenções de voto. Logo em seguida está o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 32,2%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

Na sequência, aparecem de forma mais distante o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 17,3%, e o vice-governador Felipe Camarão (PT), que registra 7,6% das intenções de voto.

Simulações de segundo turno

A pesquisa também simulou cenários de segundo turno. No confronto direto entre Eduardo Braide e Orleans Brandão, o prefeito da capital aparece à frente, com 45,8%, contra 40,5% do secretário estadual.

Já em um eventual segundo turno entre Orleans Brandão e Lahesio Bonfim, o emedebista leva ampla vantagem, alcançando 49,6% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito soma 32,7%.


Expectativa de vitória

No quesito expectativa de vitória — quando o eleitor aponta quem acredita que vencerá a eleição, independentemente de seu voto —, Orleans Brandão lidera com 39,2%, seguido por Eduardo Braide, com 31,1%. Lahesio Bonfim aparece com 8,4%, e Felipe Camarão com 3,7%.


Rejeição

Quando analisado o índice de rejeição, Felipe Camarão apresenta o maior percentual, com 28,9%, seguido por Lahesio Bonfim, com 25,4%Orleans Brandão tem 17,9% de rejeição, enquanto Eduardo Braide registra o menor índice entre os pré-candidatos, com 6,8%.


Metodologia

O levantamento ouviu 1.362 eleitores em diversas regiões do Maranhão, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A pesquisa possui margem de erro de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

WWW.MARCOAURELIONATV.COM.BR

EM ALTA

Comentários

1 Visualizando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias

SOBRE MARCO AURELIO

Política de privacidade

TERMOS DE USO

Não vá ainda!

Veja o que está em detaque

Quer saber o que mais está acontecendo?