A primeira pesquisa eleitoral de 2026 sobre a sucessão estadual no Maranhão aponta um cenário de equilíbrio na disputa pelo Governo do Estado. O levantamento foi realizado pelo Instituto Enométrica, contratado pelo Portal Imirante, e divulgado nesta quarta-feira (21).
De acordo com a pesquisa, registrada no MA-08591/2026, o secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), aparece numericamente à frente com 33,9% das intenções de voto. Logo em seguida está o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 32,2%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.
Na sequência, aparecem de forma mais distante o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 17,3%, e o vice-governador Felipe Camarão (PT), que registra 7,6% das intenções de voto.

Simulações de segundo turno
A pesquisa também simulou cenários de segundo turno. No confronto direto entre Eduardo Braide e Orleans Brandão, o prefeito da capital aparece à frente, com 45,8%, contra 40,5% do secretário estadual.
Já em um eventual segundo turno entre Orleans Brandão e Lahesio Bonfim, o emedebista leva ampla vantagem, alcançando 49,6% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito soma 32,7%.
Expectativa de vitória
No quesito expectativa de vitória — quando o eleitor aponta quem acredita que vencerá a eleição, independentemente de seu voto —, Orleans Brandão lidera com 39,2%, seguido por Eduardo Braide, com 31,1%. Lahesio Bonfim aparece com 8,4%, e Felipe Camarão com 3,7%.
Rejeição
Quando analisado o índice de rejeição, Felipe Camarão apresenta o maior percentual, com 28,9%, seguido por Lahesio Bonfim, com 25,4%. Orleans Brandão tem 17,9% de rejeição, enquanto Eduardo Braide registra o menor índice entre os pré-candidatos, com 6,8%.
Metodologia
O levantamento ouviu 1.362 eleitores em diversas regiões do Maranhão, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A pesquisa possui margem de erro de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
WWW.MARCOAURELIONATV.COM.BR


